Amiga, você sofre com olheiras? Venha conferir essas dicas para amenizar os seus problemas...

20:21





Oii xuxus, tudo certinho?

Quem ai não sofre com olheiras?? Acho que ninguém né... Infelizmente temos que conviver com essas malditas, a correria do dia a dia , as noites mal dormidas e o cansaço nos causam olheiras que  bolsas escuras embaixo dos olhos que dão aspecto cansado ao visual. O problema costuma ser uma das maiores reclamações nos consultórios de dermatologia e, para as mulheres, uma verdadeira batalha que só consegue ser vencida no dia a dia com muita maquiagem.

O dermatologista Gilvan Alves (CRM 7940) explica que, antes de se encher de corretivos, bases e pós para disfarçar as manchas embaixo dos olhos, as pacientes precisam, primeiramente, entender as causas do problema:

“As olheiras podem ter origem, por exemplo, na pigmentação, como por melanina. Nesses casos, recomenda-se o uso do laser para o tratamento. Os casos vasculares são pequenos vasinhos que provocam o escurecimento do local embaixo dos olhos. Estes são intensificados por noites mal dormidas e no período menstrual”, explica o especialista.

Gilvan Alves acrescenta que nos casos dos ‘olhos encovados’, o preenchimento com ácido hialurônico obtém resultados satisfatórios para a melhora da aparência das olheiras. Já quem possui ainda rugas e flacidez é melhor optar pelo laser fracionado, que estimula a produção de colágeno e resulta na melhora da textura do local a ser tratado.

“Qualquer que seja a causa da olheira é fundamental a consulta com o dermatologista para que seja identificada essa origem e, posteriormente, tratada de forma correta. Além desses procedimentos, o uso de cremes manipulados com agentes clareadores e hidratantes também são indicados”, finaliza Gilvan Alves.

Pensando sempre em ajudar as minhas leitoras lindas, separei algumas dicas para aliviar a aparência  de cansaço e as olheiras, me acompanha...

1. Descanse uma compressa de chá sobre os olhos:

Chá de camomila - Getty Images


O chá de camomila possui ação calmante e anti-inflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras. Compressas frias deste chá sobre os olhos, conta Sara Bragança, têm efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos. Ela ensina que o chá deve ser feito mais concentrado e, antes de aplicar a compressa nos olhos, o chá e os saquinhos com a erva devem ir ao freezer por alguns minutos. 

Quem irá cobrir os olhos são os saquinhos. Eles deverão repousar sobre seus olhos por, aproximadamente, 10 minutos. Neste tempo, você deve estar deitado e com a cabeça elevada. "Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada", justifica. 

A dermatologista Lilian Estefan lembra que compressas de chá verde podem alcançar resultados similares. 

2.Faça compressas de leite e mamão

Faça compressas de leite e mamão - Getty Images

Para clarear as manchas arroxeadas, conta a dermatologista Lilian Estefan, vale fazer uma compressa de mamão com leite. Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), de modo a formar uma "papinha". A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe 15 minutos e lave em seguida. A compressa pode ser feita uma vez por semana. 

Segundo a dermatologista, o leite possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele - o que já era utilizado, inclusive, por Cleópatra, em seus famosos banhos de leite. Já o mamão possui papaína, enzima que promove renovação da pele.

3.Lave o rosto com água fria

Lave o rosto com água fria - Getty Images
Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. Sara Bragança justifica: a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. "Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras", indica. 


4.Durma bem

Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte. "Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos", aconselha. 

Conheça outros truques 
- Massageie a região: Com a ponta dos dedos, faça movimentos suaves. Com isso, você aumenta a irrigação sanguínea.
- Reduza a ingestão de sal: A alimentação com muito sal pode aumentar a retenção de líquidos e piorar a congestão dos vasos da região, piorando o aspecto das olheiras. "Alimentos diuréticos, ricos em água e a própria ingestão de água podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos e, eventualmente, suavizar as olheiras vasculares", explica a dermatologista. 
- Hidrate: Hidratantes têm a mesma função da água quente, especialmente se usados logo de manhã. Evite álcool e cigarro: O hábito de fumar e beber congestiona ainda mais os vasos e ainda provocam dilatação e aumento do fluxo sanguíneo deles.

Por: Marine Meira.

Confira também

Comentários
0 Comentários

0 comentários