Você sabe como tirar todo o mau cheiro de cebola, alho, peixe e água sanitária das mãos? NÃO?!! Então vem comigo...

02:04

Olhaaaaa ellaaaaaa! Voltei amores...

E a dica de hoje é Baphônica!!! Se segura, que acho que são poucas as que sabem disso... Mas antes vou contar uma história kkk, Vem comigo!

Certo dia na aula prática de química geral, o professor fazendo com a turma vários experimento de indicadores ácido - Base, ele pergunta:

"O que fazemos para tirar o mau cheiro do peixe das mãos? "

A aluna tagarela responde:
" Com o peixe é uma base, é só passar nas mãos algo que seja acido... tipo o limão!"

E a resposta está correta, o professor parabeniza pela resposta, mas a tal tagarela inventa de falar que também sabe como tirar o mau cheiro do alho, cebola, água sanitária e outras bases.( Bases: são tudo que pegamos e  que fica escorregadio. Ex:Sabonete. )

"Agora fala como que você tira esses odores da mãos!" - Disse a turma toda.

A tagarela explicou:" Eu aprendi com minha mãe que basta lavar as mãos em água corrente, segurando a faca na parte aço inox, com o cabo pra cima, e isso faz com que saia todo o mau cheiro da mão"

Professor: " Sei disso não... Quero só ver, estude a teoria e traga a prática na próxima aula..."


E a moral da História! #Deuruim kkk, Agora vou ter que explicar! 



E cá estou eu a menina tagarela da história pra dividir com vocês em primeira mão o conteúdo que vou ter que explicar na aula de amanhã! Inventou agora aguenta, Marine! kkkk Na próxima eu fico quieta...



O QUE ACONTECE QUANDO O AÇO INOXIDÁVEL TIRA O ODOR DAS MÃOS?


Os compostos do aço (Niquel, Ferro e o Cromo), assim como diversos metais reagem ao meio ambiente, oxigênio e água.  O enxofre é o odor que fica em nossas mãos, é o que produz o ácido sulfúrico que caracteriza os odores do alho, peixe, cebola, água sanitária entre outras bases.
A cebola, e os demais contêm uma molécula de enxofre que produzem o ácido sulfúrico que produz o mau cheiro. Ao cortar a cebola as moléculas são transferidas para a pele.
Lavar as mãos com água aumenta o mau cheiro, porque a água faz com que o enxofre se transforme em ácido sulfúrico (a mesma coisa que faz você chorar ao cortar a cebola).
Quando você toca em um aço inoxidável, as moléculas de aço ligam com as moléculas de enxofre (ácido sulfúrico) em suas mãos, transferindo assim as moléculas (junto com o mau cheiro) para o metal onde ocorre a reação química de oxidação do ferro que, por conta da presença do cromo, oxida de forma diferente, onde o cromo presente na liga em contato com o oxigênio ( da água), ao invés de “ferrugem”, gera uma película impermeável que isola o  metal abaixo dela em relação ao meio agressivo, protegendo- o dos processos corrosivos e garantindo ao matérias a sua elevada resistência.

      
 Na prática


Após cortar uma cebola, peixe, alho ou qualquer outra base na cozinha, segure a faca com as pontas do dedo e deixe em água corrente por alguns segundos até que não sinta mais nenhum mau cheiro nas mãos.


   Curiosidade


 Grandes empresas compram barras de aço inox “sabonete Ninox” para que os funcionários não fiquem com odores nas mãos. Porém o uso de qualquer outro tipo de objeto de aço inox oferece o mesmo efeito que a barra.
Sabonete Ninox

E pode acreditar que funciona mesmo, façam e me digam o resultado, nada de ficar com as mãos com cheiro de alho, cebola, água sanitária e peixe!!! Espero que tenham gostado da dica, se querem mais dicas assim deixem aqui os seus pedidos nos comentários... 


AH, Se vocês preferirem  faço um daqueles vídeos rapidinhos com tutorial dessa dica, é só falar comigo em algumas de minhas redes sociais ou aqui nos comentários. Um grande beijo xuxus!
Publicado por: Marine Meira.

Confira também

Comentários
0 Comentários

0 comentários