A importância do perdão para a saúde. Livro: A Certeza da Vitória por Eliana Machado Coelho

08:27

Oi amores, tudo bom? 
O perdão é o ato consciente de esquecer o ressentimento que pode sentir por alguém ou deixar de lado o desejo de vingança contra algo que, de alguma maneira, causou algum mal. Essa é a definição da palavra segundo a Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Em matéria publicada pelo Huffpost, em 2017, mostra que um número cada vez maior de estudos indica que o perdão proporciona uma série de benefícios à saúde.
Confira 5 benefícios que o perdão pode oferecer:
1– O perdão incondicional pode te ajudar a ter uma vida mais longínqua:As pessoas que praticam o perdão condicional, ou seja, aquelas pessoas que só perdoam quando os outros pedem desculpas primeiro, ou prometem não repetir as ofensas, têm probabilidade maior de morrer mais cedo, em comparação às pessoas que perdoam incondicionalmente.  Isso foi o que apresentou um estudo de 2011 feito pelo Jounal of Behavioral Medicine.
2 – Perdoar deixa as pessoas menos nervosas:Estar cronicamente nervoso acarreta efeitos na pressão arterial e no batimento cardíaco, mas perdoar de verdade pode levar à redução do stress e conter o nervosismo.  Segundo o estudo de 2001, do jornal Psychological Science, persistir no ressentimento, além de aumentar a irritação, também provoca a tristeza e o sentimento de perda de controle.
3 – Perdoar diminui a pressão arterial do coração:O ato de perdoar se mostrou capaz de diminuir a pressão arterial, foi o que apontou estudo feito em 2011 pelo Jornal Personal Relationship. A pesquisa mostrou que quando uma pessoa perdoa outra, ambas apresentaram redução na pressão arterial. E quanto mais conciliador for o comportamento da vítima, maior será a queda na pressão da pessoa que pediu desculpas.
4 – O perdão pode fortalecer um relacionamento pós traição:Perdoar verdadeiramente seu parceiro ou parceira após um caso de traição pode ser a chave para salvar, e até mesmo reforçar, o relacionamento. É o que diz um estudo da Universidade de Missouri-Kansas City. Os pesquisadores mostram que o perdão superou o tempo, a satisfação do relacionamento e o compromisso de superar a dor da infidelidade.
5– Quem perdoa pode se proteger do stress a longo prazo:Um estudo recente do Jounal of Health Psychology, conduzido por pesquisadores do Luther College, da Universidade da Califórnia, aponta que perdoar antevê uma saúde positiva tanto mental, quanto física. Além disso, os pesquisadores descobriram que o perdão protege as pessoas contra os efeitos negativos do stress sobre a saúde mental.
O perdão pode acarretar diversas mudanças nas vidas das pessoas à longo prazo, muitas delas, como vimos acima, são comprovadas pela ciência, mas inúmeras delas superam a ciência e vão de encontro com o destino das pessoas. Espiritualmente, pode influenciar na sina das pessoas, como é mostrado no romance A Certeza da Vitória, escrito por Eliana Machado Coelho e publicado pela Lúmen Editorial.

Ficha Técnica:Psicografia de Eliana Machado Coelho
Romance do espírito Schellida
Editora: Lúmen Editorial
Formato: 16x23 cm
Páginas: 528
ISBN: 978-85-7813-184-5
Preço de capa: R$47,50
A parceria de 15 anos da Editora com a autora chega ao seu ápice com o lançamento do A Certeza da Vitória, que expõem como a falta de perdão pode acarretar dolorosas consequências na vida dos personagens e mostra que o destino, apesar de ser muitas vezes incompreensível, pode reservar surpresas onde menos se espera, por isso é melhor estar preparado para encará-lo.

Confira também

Comentários
0 Comentários

0 comentários