Má nutrição influencia na saúde das unhas

09:04

Oi xuxus, tudo bom ? 

Em paralelo à 17ª edição HAIR BRASIL - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, que vai até terça-feira no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece o 16º Congresso de Manicure. Palestras ministradas por renomados profissionais do segmento de manicure e pedicure, abordaram desde as tendências e novas técnicas para a nail arte alongamento de unhas, como também o uso de novos materiais, as novidades do mercado nacional e internacional e, principalmente, a saúde das unhas.
Resultado de imagem para unhas nutridas
A médica nutróloga e endocrinologista Ana Luiza Vilela Barbosa trouxe o tema "Diferenciais Nutricionais que influenciam na qualidade e textura das unhas", reforçando a necessidade de comer bem um mix de alimentos que ajudem a compor com equilíbrio as necessidades nutricionais de vitaminas, minerais e proteínas tão necessárias para a perfeita saúde das unhas. "A unha deixou de ser vista apenas como a proteção dos dedos e assumiu um papel importantíssimo de beleza e autoestima para as mulheres. E a parte nutricional, quando equilibrada, ajuda a manter a beleza e a saúde não só das unhas como dos cabelos e garante o bom funcionamento de todo o corpo", explica a médica.
Unhas com aspecto de casca de ovo e com pontos amarelados necessitam de alimentos ricos em vitaminas A e B. "Para ajudar nessa recuperação, inclua na alimentação batata doce, cenoura, tomate, manga, abóbora, couve, espinafre, carnes vermelhas, salmão, ovos e banana", orienta. Unhas fracas, sem vida e amareladas denunciam deficiência de cobre, ferro, silício e magnésio, "gérmen de trigo e aveia, sementes e nozes, amendoim, castanhas, além do leite, soja, grão de bico, peixes, batatas e beterraba são ótimas opções para balancear a dieta".
Deficiência de zinco aparece nas unhas com pontinhos brancos e a falta de ferro corresponde às unhas quebradiças e com pouca perfusão de sangue. Já as unhas frágeis e ressecadas, com fendas verticais, denotam deficiência de cálcio.
Quando as unhas estão bem fracas, com descamação, amolecidas e crescem lentamente é um alerta para que sejam incluídas mais proteínas na alimentação, sendo necessário obter fontes de biotina e aminoácidos. "Leites de cabra e vaca, gema de ovo, queijos em geral, cenoura, repolho, pepino, aveia, tomate, cogumelos, carnes, peixes e grão de bico ajudam a superar essa deficiência", finaliza a nutróloga.

Tendências para a nail art e alongamento de unhas

nail artist Gi Camargo falou sobre materiais inovadores e tendências para decoração e embelezamento de unhas. "A tecnologia chegou com força e vemos novos produtos como os esmaltes em pó e spray. Para decorar, temos as luzes coloridas e de led aplicado à temáticas variadas, com uso de cores e texturas que vestem literalmente as unhas. Outra tendência forte que volta à cena fashion será o uso de pedrarias e cristais. Algumas mulheres estão adotando também a tendência do 'não esmalte, caracterizado apenas por um pontinho ou um traço.'", comenta a especialista.
Para o alongamento de unhas o destaque é a técnica da pasta acrílica, de acordo com a manicure Eli Saraiva, que abordou novas técnicas para as unhas feitas em gel. "Ela é revolucionária e prática. Possui a mesma maleabilidade do gel, cheiro suave e possibilita maior praticidade e liberdade de trabalho, principalmente durante sua modelagem". A especialista também reforçou que uma técnica não substitui a outra, "é preciso ter sensibilidade para adequar a melhor técnica de acordo com cadacliente. Isso impacta diretamente no resultado", finaliza Saraiva.

Confira também

Comentários
0 Comentários

0 comentários